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A TI que ninguém vê!

Uma máxima muito comum em departamentos de TI no nosso mercado é:

"quando ninguém está reclamando é que está tudo bem"

E parece que está tudo bem pensar assim. Não me surpreenderia se você concordasse com isso.

Esta é a TI que ninguém vê.

Porém, esta parte da organização que parece invisível (ou quer isso) desempenha um papel fundamental na sustentação de muitos serviços geridos com competência.






Estes serviços se mantêm estáveis com uma gestão pró-ativa que inclui:

  • monitoramento ativo dos sistemas,

  • revisão de indicadores,

  • gestão dos contratos e

  • atuação nos incidentes.

Além disso, a manutenção técnica de rotina reduz os riscos de paradas devido a incidentes.

Mas será que é bom estar no anonimato? A resposta é: NÃO!

Quando a TI cumpre seu papel de entregar os serviços de automação de forma sustentada, os processos organizacionais fluem conforme foram planejados.

No entanto, é comum que alguns deste processos tenham problemas e acabam por comprometer a confiabilidade dos serviços pela TI.

Como?

Por exemplo, basta que uma área da organização não cuide de armazenar os seus arquivos no local determinado e então a TI não consegue cumprir seu papel de zelar pela segurança da informação.

A TI que ninguém vê pode passar despercebida e não promover a relevância que os serviços digitais têm para a organização alcançar seus objetivos.


Por isso, ao contrário que muitos pensam, a TI deve ter exposição adequada e ser protagonista na organização, atuando para que seja vista.





Mas, como dar exposição para TI?

Pode-se fazer isso de muitas maneiras.

A TI deve envolver-se na fase de concepção dos projetos de negócio.

Isso evitará muita dores de cabeça. Contribuir na elaboração de requisitos técnicos incluindo questões de segurança, riscos, conformidade, garantia e a utilidade dos serviços elevará o valor da sua TI


Ou também, em questões de segurança de informação, o constante awareness (conscientização) através de treinamentos e workshops reforça o cumprimento de políticas e ajuda no gerenciamento de riscos.


Estar numa a TI que ninguém vê não tem nenhuma vantagem.


Afinal, é impossível ficar sem ser notado por muito tempo e é muito ruim sair da invisibilidade justo quando algo der errado.


E você, o que pensa? Prefere que ninguém veja a sua TI ou escolhe ser protagonista?

 

Referências do Artigo:

ITIL® Foundation, ITIL 4 Edition, 2019, AXELOS Limited

ITIL Service strategy (SS). 2011 2nd ed. London: TSO (The Stationery Office)

Guia PMBOK® 6a. ed. – EUA: Project Management Institute, 2017

BABOK. Business Analysis Body of Knowledge – Release 3.0. 2015

ISO/IEC 2000-1, Information Techlogy – Service Management – Part 1: Service management system requirements


Escrito por: Marcelo Ferreira, Consultor Sênior e sócio da OKSI, PMP, MBA

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